segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Fifa pode excluir até duas sedes da Copa 2014



A Fifa estuda diminuir de 12 para dez o número de sedes da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a exclusão de duas cidades do Mundial seria por conta do atraso nas obras e da fraca capacidade financeira de algumas cidades.
O Comitê Organizador Local (COL) exige um edital de licitação das obras das arenas, no entanto, nenhum dos nove governos estaduais lançou esse documento até a última segunda-feira. Por terem estádios privados, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre estão livres da exigência.
"Se considerados insatisfatórios, os projetos podem ser excluídos. As cidades não seriam substituídas e se chegaria a um total anteriormente previsto pela Fifa (que as aumentou para 12 após pressão da CBF)", diz o jornal da capital paulista.
De acordo com a Folha de S. Paulo, algumas cidades correm o risco de nãoi receber os jogos. Cuiabá, por exemplo, já mudou o projeto duas vezes em apenas seis meses. Natal, Recife e Manaus são outras sedes que causam preocupações.
"Os executivos da Fifa também não gostaram de alguns projetos. Pelo menos duas cidades pretendem construir 'puxadinhos' em seus estádios para abrigar os jogos da Copa", diz o jornal, referindo-se a Salvador e Cuiabá.

Referencial site do Terra

A possibilidade de a Fifa excluir duas das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, deixou Santa Catarina em estado de alerta. Pré-candidata à sede, Florianópolis acabou fora da lista divulgada pela entidade no dia 31 de maio.
Atraso no cronograma das obras e a falta de capacidade financeira de algumas sedes são justificativas para reduzir para 10 o número de sedes. Nenhum dos nove governos estaduais lançou o edital de licitação das obras das arenas. Por terem estádios privados, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre estão livres da exigência.
Para o coordenador executivo do Comitê da Copa em SC, Joceli de Souza, Florianópolis elaborou um projeto cuidadoso e, por isso mesmo, tem condições retomá-lo a qualquer momento. O secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, concorda com Joceli e disse ter ficado surpreso com a possibilidade de exclusão.
— É preciso ter cautela, demos uma pausa no cronograma, mas podemos reativá-lo facilmente — disse Knaesel.
Referencial site do clicrbs

0 alvinegros comentaram:

Postar um comentário